Artigos

tv, man, watching

Televisão

De todos os objetos de uma casa a televisão é o mais vil. Seria a internet ainda pior, mas por ser incorpórea perde o fator local. Dentro de uma casa podem ter diversos objetos com funções também diversas. Decorar, iluminar, fazer pensar, digitar, desenhar, purificar o ar, limpar, alimentar, aquecer, esfriar, entreter. Defendo aqui que …

Televisão Leia mais »

hands, barbed wire, trapped-6389396.jpg

Sociedade de ditadores

O que é um ditador? muitos podem perguntar. Tecnicamente falando, a palavra é usada para descrever um governante absolutista ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado, comumente em violações aos direitos humanos. Historicamente associamos a palavra a ditadores famosos como Mussolini, Hitler, Bonaparte e Stalin, que causaram tantas mortes. Muito se questiona sobre …

Sociedade de ditadores Leia mais »

O poder da palavra

Minha mãe sempre disse que “a palavra tem poder”. A palavra pode machucar, pode incentivar, e como ficou ainda mais claro nesse Seis de Janeiro, a palavra pode destruir um Estado. Já tem um tempo que comecei a prestar atenção na escolha das palavras. Muita gente tem levantado questionamentos sobre isso, especialmente dentro da mídia. …

O poder da palavra Leia mais »

pictures, memories, nostalgia-630378.jpg

Um ano de saudades

Dezembro é, por essência, um mês saudoso. Relembramos nossos passeios, aquisições, vitórias e derrotas, normalmente com carinho, refletindo sobre o ano que se passou enquanto ansiamos pelo que está por vir. Comecei a ter um olhar diferente para o mês de encerramento neste ano tão único. Me parece que será difícil encontrar pessoas que sentirão …

Um ano de saudades Leia mais »

internet, whatsapp, smartphone-3113279.jpg

O ciclo vicioso

Eu vivo de escrever. Escrevo para o blog, para o jornal, para oficinas, escrevo no escritório, escrevo para a faculdade, escrevo para o instagram, para mim mesma; mas sempre sinto que não escrevo. É o mesmo com a leitura. Leio um livro atrás do outro; um de manhã, outro de tarde e um ebook de …

O ciclo vicioso Leia mais »

almonds, shells, empty-183411.jpg

O Vazio Imune

Acordei no final de semana deste feriado prolongado apenas para sentir um gosto amargo de decepção. O feriado veio muito bem-vindo, dentro de uma rotina cansativa equilibrando cuidados da casa, trabalho, estudos, família. Todos estamos cansados, todos queremos um drink gelado frente à brisa do mar, cercados por uma bela paisagem. Todos queremos qualquer gosto …

O Vazio Imune Leia mais »

vintage, mirror, frame-4052203.jpg

A dor com a qual eu não me identifico, não deixa de ser dor

Quando se fala em crime, se pensa em vítima. É automática a associação, derivativa de anos e anos de ler, ouvir e assistir notícias detalhadas sobre crimes. Se, por um lado, existe uma grande curiosidade do público em saber sobre o criminoso – curiosidade essa que se espalhou pelas diversas mídias e criou uma indústria …

A dor com a qual eu não me identifico, não deixa de ser dor Leia mais »

hatchlings, birds, nest-384896.jpg

Filhotes cegos

Quando éramos todos crianças, ouvíamos com atenção a tudo que nossos pais falavam. E repetíamos. Uma, duas, centenas de vezes, tanto que incorporamos seus jeitos, manias e crenças, nos tornamos pedaços daqueles que nos criaram. Só mais tarde, por volta da adolescência, é que começam as rupturas. A fase é conhecidamente difícil, os adolescentes são …

Filhotes cegos Leia mais »

influencer, writing, girl

Leitura para escritores

Quando escolhi como graduação o curso de Direito, não tinha a menor noção do quanto iria aprender para além do patamar legislativo. Entre aulas incríveis de filosofia e Direitos Humanos, para até mesmo as cansativas aulas de matérias de direito como penal, administrativo ou processo civil; encontrei uma série de reflexões, aprendi sobre a criação …

Leitura para escritores Leia mais »

black lives matter, protest, blm-5285954.jpg

Por que agora?

Nas últimas semanas o mundo parou para assistir protestos que inflamaram os Estados Unidos. Essas manifestações se iniciaram com a revolta pelo homicídio de George Floyd, um homem negro desarmado, que foi imobilizado no chão por um policial ajoelhado em seu pescoço, até sua morte. Chama a atenção o fato de que tantos brasileiros tenham …

Por que agora? Leia mais »