Contos e crônicas

hands, barbed wire, trapped-6389396.jpg

Sociedade de ditadores

O que é um ditador? muitos podem perguntar. Tecnicamente falando, a palavra é usada para descrever um governante absolutista ou autocrático que assume solitariamente o poder sobre o Estado, comumente em violações aos direitos humanos. Historicamente associamos a palavra a ditadores famosos como Mussolini, Hitler, Bonaparte e Stalin, que causaram tantas mortes. Muito se questiona sobre …

Sociedade de ditadores Leia mais »

remote control, tv, electronic-2717777.jpg

Onde está o controle?

Todo mundo já passou por isso. Aquele programa chato, estridente, aversivo, brota na tela da televisão e nos vemos em guerra com o sofá na busca pelo controle. As mãos se enfiam pelas bordas e almofadas, tateando o tudo e encontrando o nada. Reviram-se almofadas, mantas, objetos, cai até mesmo um copo, e a correria …

Onde está o controle? Leia mais »

Livros são melhores que pessoas

Pessoas magoam. Machucam. Ferem. Comumente dizem que não tinham a intenção, mas a verdade é que tem, sim, intenção. Disferem palavras cuidadosamente escolhidas pensadas na dor que causará. Depois, e quase sempre quando já é tarde demais, dizem-se arrependidas. Quando eu tinha oito anos, meu pai faleceu em um acidente. Foi tudo um rebuliço de …

Livros são melhores que pessoas Leia mais »

confetti, carnival, flying

Não parecia real

No começo era excitante. A excitação do desconhecido que chegara tão perto. Mas era excitante exatamente por não ter risco. Pairavam dúvidas, emoções, mas o medo sequer cogitava nascer. Não me lembro com exatidão da primeira vez que ouvi sobre a doença, mas em algum momento por volta do carnaval de 2020 a palavra começou …

Não parecia real Leia mais »

Três tiros

Eu me lembro de quando as ligações telefônicas eram motivo de alegria, o telefone tocava e era sempre uma surpresa boa. Ouvir a voz dos que moravam longe, suas histórias mais recentes, notícias de nascimentos, casamentos, até mesmo fins de relacionamento, mas era sempre um evento gostoso, cheio de conversa e proximidade. Até que um …

Três tiros Leia mais »

stairwell, stairway, stairs

O menino na escada

Foi no brevíssimo período em que morei em um prédio antigo e mal cuidado no centro da capital. Havia me mudado com muita pressa e fui facilmente enganado por fotos antigas de um site de aluguéis. Sem paciência para procurar um hotel, acabei aceitando a moradia humilde enquanto minha secretária se responsabilizava por encontrar outras …

O menino na escada Leia mais »

face mask, tree, ornament

Por que eu não escrevi sobre a pandemia

Assim que teve início a quarentena, as pessoas pareciam desesperadas por compartilhar. Parecia um simples efeito da sociedade que, na última década, migrou completamente para um estilo de vida baseado em seguidores e likes. Todos já caminhavam para um isolamento tecnológico na última década, mas foi na ausência de saídas que muitos se viram desesperados …

Por que eu não escrevi sobre a pandemia Leia mais »

Doer é resistir

Dói e eu sei o porquê ao mesmo tempo que não sei porque. Só sei que dói. Sinto a dor, dilacerada, que aperta o peito e inunda os olhos e tremula a voz. Sei que tem sons e lugares e músicas e histórias e programas e ruas que simplesmente não posso passar. Não posso. Pois …

Doer é resistir Leia mais »

apartments, architecture, balconies

Fome de Certezas

Era um daqueles dias em que é impossível distinguir que dia realmente é. Confinados, em tentativas frustradas de configurar uma nova rotina em nossa realidade pandêmica que, esperávamos, fosse temporária. Inconscientemente corria à cozinha, abria cada porta, puxava gavetas e terminava por observar o interior da geladeira imerso em frustrações. Minha mãe observava tudo, sentada …

Fome de Certezas Leia mais »