Leitura para escritores

influencer, writing, girl

Quando escolhi como graduação o curso de Direito, não tinha a menor noção do quanto iria aprender para além do patamar legislativo. Entre aulas incríveis de filosofia e Direitos Humanos, para até mesmo as cansativas aulas de matérias de direito como penal, administrativo ou processo civil; encontrei uma série de reflexões, aprendi sobre a criação – e defesa – de diferentes lados e pontos de vista, além de todo o crescimento que obtive em diversas atividades curriculares e extracurriculares ao longo desta jornada.

Mas o aprendizado essencial veio na forma do ciclo contínuo de aprendizado. Vou explicar melhor: em todas as áreas é de extrema importância que profissionais se mantenham atualizados. Médicos estão constantemente estudando novas doenças e novas técnicas, economistas devem estar atualizados em todo o cenário mundial para eventuais oscilações na economia, atletas buscam novas informações sobre treinos, e assim por diante. De uma forma geral, o bom profissional deve estar atento a novidades que possam colocá-lo a frente, em posição de destaque.

No Direito, entretanto, essa necessidade se manifesta de uma forma mais urgente – pelo menos no Brasil. Ao lidar com um cenário político de verdadeiro caos, com produção em massa de legislações, decretos e provimentos, alterações diárias nas inúmeras leis já existentes, julgamentos contraditórios e mudanças de posição do STF; o profissional do Direito vive de atualizações. Em minha experiência em escritórios de advocacia, o comum era iniciar o dia com a leitura das notícias levantadas por uma funcionária cuja única função era elencar essas novidades, resumi-las e circular aos advogados, facilitando o acesso à informação. Não existe a espera, não existe o simples cogitar. Todos os dias são diversas as posições que podem gerar grave impacto em um caso.

Dessa forma, desde o início da prática jurídica, estudantes são ensinados a manter um constante ciclo de aprendizado. Ele não se encerra, não tem pausa ou datas pré-determinadas. Todos os dias deve-se continuar a aprender e aprimorar o conhecimento.

Esse pensamento de certa forma afetou o meu modo de ver qualquer atividade. E não poderia ser diferente com a escrita.

Escrever demanda muito mais que criatividade. Por mais que alguns tentem argumentar a favor de um escritor-gênio, que nasce sabendo de tudo e é plenamente capaz de gerar obras primas, basta um breve estudo sobre o histórico de escritores para entendermos que não é bem assim.

Diversos escritores, ao escrever sobre a escrita, indicam os elementos para aprimorarmos a arte. Leitura de outras obras, o estudo da língua, conhecimento da técnica e análise do que deu certo (ou não), são as principais ferramentas capazes de aprimorar as habilidades de um escritor. Nesse sentido, além de me afundar na leitura de livros (desde os premiados até aqueles considerados como de menor qualidade, clássicos ou contemporâneos) e estudar a língua portuguesa, todos os dias passei a dedicar um pequeno período de tempo ao estudo. Entre um curso de escrita criativa excelente e alguns outros de menor qualidade, entre entrevistas de outros escritores e compartilhamento de histórias pessoais, colecionei uma lista de livros sobre o tema, que indico aos colegas.

Nesta publicação, portanto, compartilho alguns destes livros, àqueles que buscam o aprimoramento da escrita.

  • A coisa mais próxima da vida – James Wood (comprar)
  • Abc da Literatura – Ezra Pound (comprar)
  • Como ler literatura – Terry Eagleton (comprar)
  • Escreva! – Guia de Escrita Criativa – Pedro Gonzaga e Jane Tutikian (comprar)
  • Escrever Ficção – Luiz Antonio de Assis Brasil (comprar)
  • Seis propostas para o próximo milênio – Italo Calvino (comprar)
  • Story – Robert McKee (comprar)

E para quem quiser ampliar ainda mais esses conceitos, tenho uma lista enorme de livros indicados por meus professores que ainda não tive a oportunidade de adquirir e estudar! Para conferir a lista, basta clicar neste link!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *